[ad_1]
Com o fim de grande parte dos estaduais, todas as atenções se voltam para o início do Campeonato Brasileiro de 2018. O Brasileirão é um campeonato muito peculiar e que tem muitos atrativos em vários aspectos. Por isso, é impossível gostar de futebol e não assistir ao menos um jogo do Brasileirão.
E a partir disso, listamos algumas características que fazem do Brasileirão um campeonato todo especial.
-Imprevisibilidade: o primeiro fator listado está muito relacionado ao grande número de equipes que entram como favoritas ao título e ao rebaixamento, e na frustração daqueles que tentam adivinhar as colocações das equipes, pois mesmo que se tenha algumas projeções, todo ano temos muitas surpresas no Brasileirão!!
-Equiparidade: Um outro fator relevante é a grande equivalência entre muitos elencos, o que possibilita termos um campeonato onde ao menos 6,7 equipes partem como favoritas ao título, algo muito diferente do que ocorre por exemplo na Europa. Se pensarmos nas 20 equipes da Série A, temos Grêmio, Cruzeiro, Corinthians e Ceará jogando o fino da bola, o que os credenciariam a favoritos ao título desse ano. No entanto, podemos somar a elas outras equipes como Flamengo e Palmeiras, que tem muita grana em caixa e podem surpreender, e Santos, São Paulo e Internacional, que tem uma camisa pesada e sempre entram forte nesse campeonato.
Emoção: o Brasileirão é um campeonato que sempre proporciona jogos épicos e com muitas surpresas durante as 38 rodadas. Além disso, o fator casa e a tabela das equipes em relação a outras competições pode influenciar em muito na classificação final do Campeonato, o que faz com que equipes oscilem muito e algumas possam ter grandes fases entre um período, e isso dar uma colocação confortável para a equipe no final do ano.
-Clássicos regionais e nacionais: Outro diferencial do Brasileirão é a grande quantidade de clássicos entre as equipes, clássicos esses que ultrapassam a barreira regional, e alcançam o nível nacional, com muitas partidas em que se tem muita história entre os confrontos e por isso qualquer resultado é possível.
-Fator torcida: Diferentemente dos principais campeonatos europeus, no Brasileirão é possível afirmar que torcida ganha jogo. E essa afirmação ganha embasamento ao vermos diversas equipes que utilizam o fator casa como grande aliado para somar muitos pontos, mesmo sendo frágeis quando saem de seus domínios. Exemplos disso são Atlético-PR, Chapecoense e Bahia, que conseguem fazer de seus estádios grandes caldeirões e dificultam muito a vida s quem vai jogar ali.
-Alta rotatividade na Série A: Uma última questão que faz do Brasileirão um campeonato muito diferente dos outros é a grande quantidade de equipes que passam pelo campeonato das Séries A e B, o que faz com que mesmo aquelas equipes de “camisa pesada” serem rebaixados por uma grande má fase e alta capacidade técnica ou de força de vontade de outras equipes que estariam um patamar abaixo. Exemplos disso não faltam, já que apenas 5 equipes que hoje disputam a Série A nunca caíram: Chapecoense, Cruzeiro, Flamengo, Santos e São Paulo. Outras equipes com muitos títulos em sua história recente como Vasco, Internacional e Corinthians não escaparam de rebaixamentos nas últimas temporadas, o que mostra a grande competitividade do Campeonato Brasileiro.
Por Gustavo Pereira
Publicado por
[ad_2]
.