[ad_1]
Na noite da última quinta-feira (24), o Morumbi foi palco de uma atuação reluzente de Axel Lopes. Embora a classificação tenha sido do São Paulo para as oitavas de final da Copa do Brasil, os holofotes ficaram sob o goleiro do Águia de Marabá que empilhou milagres e deu um aconchegante carinho para a sua família.
A catástrofe climática que atinge quase 1 milhão e meio de gaúchos também afeta indiretamente milhares familiares Brasil afora. Axel é um deles. Natural do Rio Grande do Sul, o goleiro do Águia superou o drama vivido pelos pais, que perderam tudo em meio as enchentes, e fez uma atuação honrosa dedicada aos parentes.
“No momento em que pisamos dentro do gramado, esquecemos um pouco do que tem acontecido pessoalmente. Não está sendo fácil. Minha família toda perdeu aquilo que a gente tinha construído em uma vida. Não é fácil você ver tudo aquilo debaixo d’água… mas acredito que Deus vai nos dar muita força para retomar tudo o que perdemos”, relatou Axel em entrevista após a partida.
Herói do time paraense, o goleiro também ajuda seus conterrâneos como pode, mesmo à distância. Nas redes sociais, Axel reforçou o pedido de colaboração, em forma de doações, para tentar recuperar aquilo que havia ajudado os pais a construir por toda uma vida.
“Uma atitude de desespero de um filho que sozinho não vai conseguir ajudar os seus pais a recuperar tudo o que perderam. Busco, de alguma forma, ajudar meus pais e meu irmão a voltar a sonhar novamente”, desabafou o goleiro divulgando as formas de ajuda.
A família, embora ainda desalojada, conseguiu se reunir para prestigiar a atuação de gala de Axel. Em meio a tristeza das perdas, a casa do avô reservou alguns instantes para dar um pouco de aconchego aos pais do goleiro.
“É um sentimento bom poder dar um pouco de alegria para a minha família que tá passando por esse momento de dificuldade. Sabia que estaria todo mundo reunido na casa do meu avô. Eles estão desalojados, mas graças a Deus estão todos em segurança no meu avô”, contou.
Axel nasceu e foi criado na cidade de São Leopoldo, na região metropolitana. O município é um dos mais atingidos pelas enchentes que já vitimaram 163 pessoas e deixaram mais de 580 mil desabrigados em todo o Rio Grande do Sul.
Além da sua terra natal, o Estado também foi onde o goleiro iniciou sua carreira e conquistou projeção para o futebol nacional. Antes de ser herói do maior título da história do Azulão, Axel desbravou o interior gaúcho.
Do início no Índio Capilé ao protagonismo no Norte
Axel começou a carreira no “quintal de casa”. O primeiro clube profissional defendido pelo arqueiro foi o Aimoré, time da cidade de São Leopoldo que atualmente disputa a segunda divisão estadual.
Com apenas 18 anos, o arqueiro recebeu a primeira oportunidade no profissional, antes de rodar o interior gaúcho. Axel passou por Brasil de Farroupilha, Guarani de Venâncio Aires, São Gabriel, Guarany de Bagé e Tupy, até que as portas no outro extremo do país se abrissem para o goleiro.
Em 2017, Axel deixou o Rio Grande do Sul para atuar no Santos, do Amapá, e iniciar sua trajetória no Norte do Brasil. Pelo Peixe de Macapá, o goleiro disputou 47 partidas e fez sua estreia em competições nacionais.
Nas temporadas seguintes, o gaúcho continuou desbravando a região nortista e atuou por Bragantino, do Pará, Tuna Luso, Castanhal e Parauapebas. Até que em 2023, Axel chegou ao Águia de Marabá e assumiu um papel protagonista dentro do clube.
Na primeira temporada, o goleiro foi o único a disputar todas as 34 partidas do time na temporada e escreveu seu nome da história do clube com o destaque no título inédito do Campeonato Paraense. Herói na semi e na decisão, Axel salvou o Azulão com grandes atuações e parou Paysandu e Remo nas cobranças de pênaltis para dar o título ao Águia.
De contrato renovado, o goleiro permanece como titular absoluto na atual temporada. Apesar da eliminação na Copa do Brasil, o ano continua para o Águia na disputa da Série D do Brasileirão, enquanto Axel segue acumulando as funções de defensor da meta do Azulão e de filho ajudando na reconstrução da vida dos pais.
[ad_2]
.