[ad_1]
O voleibol brasileiro perdeu, nesta sexta-feira, um dos grandes ícones de sua história. André Felippe Falbo, mais conhecido como Pampa, tinha 59 anos e faleceu em decorrência de complicações no tratamento de Quimioterapia. Ele lutava contra um câncer no sistema linfático.
Dono de uma “cortada” poderosa, André ganhou o apelido por ter seus ataques comparados a um coice de cavalo pampa, raça tradicional no território brasileiro. Multicampeão em sua carreira por clubes, com passagens por equipes tradicionais do Brasil e da Itália, Pampa foi ainda melhor no vôlei de seleções.
Convocado para Olimpíada de Seul (onde foi eleito o melhor atacante brasileiro na competição), o ex-jogador viveu seu ápice no ciclo seguinte, em Barcelona (1992), quando participou diretamente da memorável campanha do ouro olímpico, sendo decisivo, inclusive, em jogos da fase de grupo e da fase final.
Além da medalha dourada em Jogos Olímpicos, Pampa também soma conquistas importantes como uma medalha de prata nos Jogos Pan-Americanos de Havanna (1991) e o título da Liga Mundial (1993).
[ad_2]
.