[ad_1]
Da base do Manchester City para o Chelsea. São alguns os jogadores que trilharam este caminho. O mais recente? Cole Palmer, que arrebentou na última Premier League, com 25 gols marcados e 15 assistências. Outros velhos conhecidos? Shaun Wright-Phillips e Daniel Sturridge. Agora, é a hora de Tosin Adarabioyo seguir tal trajetória.
Formado nos Citizens, o zagueiro de 26 anos chamou a atenção dos grandes clubes ingleses nas últimas quatro temporadas, quando defendeu as cores do Fulham. Agora, ele herda um peso considerável: é a primeira contratação dos milionários Blues para a temporada 2024/25.
Um começo instável
Em 2012/13, um jovem menino começou como jogador nas categorias de base do Manchester City. Tosin Adarabioyo já era zagueiro. Atuava ao lado do irmão Fisayo, que não obteve o sucesso planejado e, hoje em dia, já está longe dos gramados, depois rodar por diversos clubes europeus na carreira.
Pelas equipes inferiores do lado azul de Manchester, Adarabioyo trilhou o caminho ao lado de figuras marcantes no futebol mundial, atualmente. Dividiu instalações e vestiários com Phil Foden, Brahim Diáz, Jeremie Frimpong, Angeliño, Jason Denayer e Jadon Sancho, por exemplo.
Mas, não teve muito sucesso por lá. O destino fez com que a cúpula dos Citizens, comandada pelo grupo CFG, decidisse pelo empréstimo do jogador a clubes das divisões inferiores da Inglaterra. E era para lá que ele iria, embora contrariado.
Pelo West Bromwich na disputa da Championship, FA Cup e Copa da Liga Inglesa de 2018/19, foi titular em 27 das 36 oportunidades que entrou em campo com as cores do clube. Era opção principal na defesa do clube. Foi importante na campanha daquela temporada, quando a equipe terminou a segunda divisão inglesa na quarta colocação, sem conquistar o acesso à Premier League.
Na temporada seguinte, novos ares para o zagueiro. O destino era o Blackburn Rovers, que comemorava, naquela época, 25 anos do título da Premier League, mas estava longe da elite há oito temporadas, com direito a rebaixamento para a terceira divisão em 2016/17.
Na cidade que foi centro importante da Revolução Industrial, no século 18, Adarabioyo era praticamente intocável aos olhos do treinador Tony Mowbray. Desde que chegou, se ausentou em apenas duas partidas, quando ficou fora por lesão, mas foi titular em todas as oportunidades que esteve disponível: foi presente na escalação inicial em 33 das 35 vezes que vestiu a camisa do Blackburn.
A constância que tanto queria
Depois de certo sucesso em duas temporadas de disputa da Championship, Adarabioyo chamou a atenção do Fulham, que, naquela altura, tinha acabado de conquistar o regresso à Premier League. E lá foi ele, de volta à elite inglesa.
Na primeira temporada de retorno à maior liga europeia de futebol, Tosin pouco pode fazer para evitar o maior trauma de todo clube recém-promovido: a queda precoce. Titular na equipe, atuou em 34 partidas, mas pouco pode fazer ao lado da equipe para evitar o retorno à Championship com os insuficientes 28 pontos conquistados.
Logo na sequência, numa espécie de gangorra, retornou à Premier League, novamente como peça crucial da equipe. E, conforme o tempo passava, Adarabioyo se sentia mais em casa. Jogava com tranquilidade. Estava na cara que o Fulham tinha um zagueiro por muito tempo, se não fosse o assédio dos grandes europeus.
Nas temporadas seguintes, depois de atuar 44 vezes no acesso à elite, teve queda no número de jogos por conta de lesões: primeiro 25, depois 29. Mas, da mesma forma, seguiu com o brilho e a atenção de um defensor completo. Somou, em toda a passagem pelos Cottagers, 132 partidas, com cinco gols e duas assistências.
Um novo desafio
Agora, é hora de colocar tudo em prova. Toda a preparação de uma carreira para o momento de maior vislumbre. Tosin Adarabioyo será a primeira contratação do Chelsea para a temporada que se inicia no próximo mês de agosto. Ou melhor, o zagueiro é o primeiro reforço da “Era” Enzo Maresca, novo técnico dos Blues.
Após o contrato com o Fulham chegar ao fim, o zagueiro entrou na mira do time de Stamford Bridge e vestirá azul na próxima temporada. Ele muda de clube em Londres sem gerar custo nenhum de transferência. Um sonho para a equipe, que investiu cerca de um bilhão de euros nas últimas duas temporadas.
Depois da saída de Thiago Silva, uma lacuna se abriu no sistema defensivo do Chelsea. Ao lado de Disasi, Colwill, Badiashille, Fofana, Chalobah, Gilchirst e Sarr, Adarabioyo é uma das opções para o treinador Enzo Maresca, que comandava o Leicester City, escalar o sistema defensivo londrino.
Resta saber se o zagueiro, que teve de buscar espaço nas divisões inferiores até alcançar o protagonismo na elite, será capaz de se colocar como sucessor de Thiago Silva na defesa dos Blues…
[ad_2]
.