[ad_1]
A seleção brasileira venceu pela primeira vez nos Jogos Olímpicos. Na manhã desta sexta-feira (2), o Brasil superou o Japão, por 102 a 84, e garantiu uma vaga no mata-mata do torneio de basquete, subsequentemente, graças ao triunfo da Grécia contra a Austrália.
O grande destaque da partida foi o pivô Bruno Caboclo. O brasileiro anotou a segunda maior pontuação de um atleta na Olimpíada, com 33 pontos, marca inferior somente aos 34 de Giannis Antetokoumpo no revés dos gregos contra o Canadá.
Chove na França
Os dois primeiros quartos de Japão e Brasil foram de artilharia pesada. Ao todo, foram 19 bolas de três convertidas entre as duas equipes. A diferença ficou marcada no aproveitamento, já que a nossa seleção teve incrível índice de acerto de 85%.
Com direito a uma sequência de 11 pontos consecutivos, o Brasil chegou a liderar por 14 pontos. No apagar das luzes, o primeiro tempo se encerrou com a tônica da partida. O Brasil recuperou a posse de bola e, no estouro do cronômetro, Leo Meindl acertou o 11º tiro de longa distância em 13 tentativas por parte da seleção.
Uma dupla ditou o ritmo brasileiro nos primeiros 20 minutos de partida. Bruno Caboclo anotou 15 pontos e pegou seis rebotes, enquanto Vitor Benite anotou 13 pontos com 100% de aproveitamento na linha dos dois pontos, na linha dos três e também da linha de lance livre.
Após o descanso, os japoneses conseguiram uma bela recuperação e assustaram ao vencer o terceiro quarto por 29 a 22 e encostarem no marcador. No entanto, o Brasil sempre teve a capacidade de responder às sequências positivas do adversário.
Alguns fatores foram fundamentais para isso. O aproveitamento nos tiros de três e na linha de lance livre foi impecável, respectivamente com 61% e 90%. A seleção venceu a batalha dos rebotes por 49 a 34 e ainda contou com a inspiração dos reservas, que anotaram 39, ante os 18 dos suplentes do Japão.
Os dois pivôs acabaram como grande destaque do duelo. Bruno Caboclo anotou um duplo-duplo monstruoso de 33 pontos e 17 rebotes, além de um toco. Já o norte-americano naturalizado japonês Josh Hawkinson fez 26 pontos e pegou 10 rebotes.
[ad_2]