A situação não anda boa na seleção brasileira, que já precisou cortar quatro jogadores da convocação de Dorival Júnior para os jogos deste mês de setembro pelas Eliminatórias para a Copa do Mundo. Em alta no Flamengo, o atacante Pedro voltou a ser chamado, mas sofreu uma grave lesão no joelho durante treino e só volta a jogar no segundo semeste de 2025. O substituto escolhido foi João Pedro, atacante do Brighton e que tem brilhado na Inglaterra.
João Pedro chegou na Inglaterra em 2019 após ser vendido pelo Fluminense ao Watford. O jovem ficou no time por quatro anos disputando Premier League e também Championship. Foi período suficiente para sua maturação e um salto importante ao Brighton por 35 milhões de euros. Hoje aos 22 anos, o jogador formado em Xerém parece pronto.
A temporada passada foi a primeira de João Pedro pelo Brighton e ele não sentiu o peso da responsabilidade em uma equipe com pretensões maiores e que nos últimos anos conquistou boas campanhas Inglaterra. Foram 40 jogos disputados e 20 gols marcados, além de outras 3 assistências. O brasileiro brilhou na Liga Europa com 6 gols em 6 jogos e também marcou outros 9 na Premier League.
Entre os brasileiros, João Pedro ficou atrás de Matheus Cunha (12) e Richarlison (11) na Premier League. Ele empatou com Rodrigo Muniz e Douglas Luiz. Fez mais gols que nomes como Sterling, Kudus, Luis Diaz, Odegaard, Calvert-Lewin, Garnacho, Rashford, entre outros.
Vale um adendo de que João Pedro não atuou como um típico camisa 9 e sim fazendo uma dupla de ataque com Welbeck (que marcou 5 gols na Premier League) ou com Evan Ferguson. O brasileiro foi disparado o artilheiro do Brighton na temporada.
Já agora na temporada 2024/25, o Brighton disputou três jogos antes da parada para a Data-Fifa e mesmo com duelos pesados, conquistou 7 pontos. João Pedro iniciou a campanha com dois gols marcados contra Manchester United e Arsenal.
Agora tem como missão ser homem-gol da seleção brasileira, em uma função carente durante todo o ciclo para a Copa do Mundo de 2026. A cria de Xerém só fez um jogo pelo Brasil, quando atuou por 63 minutos na derrota para a Colômbia em novembro do ano passado pelas Eliminatórias. Na ocasião entrou no lugar do lesionado Vinicius Júnior.
O Brasil enfrenta o Equador nesta sexta-feira, 6, em Curitiba. Em seguida tem pela frente o Paraguai na terça-feira, 10, fora de casa. A seleção, dominante no último ciclo, agora está apenas na sexta posição, com 7 pontos em seis jogos.