Em busca do milésimo gol, Cristiano Ronaldo carimbou mais uma marca histórica na sua carreira. Na estreia da Liga das Nações, CR7 balançou as redes pela 900ª vez e comandou a vitória de Portugal sobre a Croácia, por 2 a 1, em Lisboa.
Na próxima rodada, a seleção portuguesa recebe a Escócia, enquanto os croatas tentam a recuperação em casa contra a Polônia.
900 vezes Cristiano Ronaldo
Em casa, Roberto Martínez apostou em uma formação ofensiva de Portugal e colocou Cristiano Ronaldo no comando do ataque. Com o controle da posse de bola, os lusos ditaram o ritmo de jogo contra a Croácia e procuram alternativas para criar as primeiras chances.
Na tentativa inicial, Bruno Fernandes recebeu na entrada da área, com liberdade, e disparou para uma defesa segura de Livakovic. A seleção portuguesa criou com volume, municiou seus atacantes, mas contou com a presença de um defensor para abrir o placar.
Aos sete minutos, Bruno Fernandes carregou pelo meio e achou Diogo Dalot entrando livre pelo meio. A dupla do Manchester United trabalhou em sintonia e o lateral colocou os portugueses em vantagem.
Após a abertura do placar, a Croácia passou a visitar mais o campo de ataque, mas sempre com ações esporádicas em velocidade. A seleção de Portugal continuou controlando o ritmo da partida e passou a procurar ainda mais Cristiano Ronaldo, em busca do 900° gol na carreira.
Na primeira tentativa, o Gajo infiltrou pela esquerda, encheu o pé e Livakovic adiou a festa em Lisboa. Produzindo em volume, Portugal continuou empilhando oportunidades e não demorou para Cristiano Ronaldo ser novamente servido. Aos 33, Nuno Gomes cruzou fechado e CR7 entrou livre para balançar as redes pela 900ª vez na sua carreira.
Os donos da casa deixaram o ritmo cair depois de cumprir parte dos seus objetivos. Embora sem conseguir criar na mesma proporção, a Croácia aproveitou uma saída encaixada para voltar ao jogo. Aos 41, Kramaric disparou pela direita, Sosa desviou o cruzamento e Dalot mandou contra a própria meta.
Portugal segura a vantagem e garante estreia vitoriosa
Apesar do susto, Portugal provou que ao acelerar a troca de passes e dar seriedade ao confronto conseguia achar com facilidade espaços na defesa croata. Antes do intervalo, Pedro Neto recebeu cara a cara com Livakovic e carimbou o poste adversário.
Na volta do intervalo, a seleção portuguesa sustentou o mesmo ritmo, administrou a vantagem e se expôs apenas em saídas rápidas. Cristiano Ronaldo, Bruno Fernandes e Nuno Mendes chegaram com perigo, mas não conseguiram vencer o goleiro adversário.
A seleção croata produziu pouco para quem precisava correr atrás do empate. Sobrevivendo de cruzamentos na área, a equipe venceu duelos esporádicos e exigiu pouco de Diogo Costa.
Com a situação confortável, a seleção portuguesa segurou a vantagem mínima e comemorou uma estreia vitoriosa na Liga das Nações em uma noite especial para Cristiano Ronaldo.