Após estrear com empate sem gols contra Sérvia na Liga das Nações, a Espanha mandou para longe a “ressaca” pós conquista da Euro e, mesmo com um jogador a menos desde os 23 minutos do primeiro tempo, goleou a Suíça, em Genebra, por 4 a 1.
Com o resultado, La Roja chega a quatro pontos em dois jogos e figura na vice-liderança do grupo D da Nations. Do outro lado, sem nenhum ponto conquistado, o selecionado suíço amarga a lanterna.
Início fulminante dá vantagem aos espanhóis
O início de jogo foi eletrizante em Genebra. Logo aos dois minutos, Nico Williams acionou Joselu, que, com espaço, bateu sem muita força e parou na defesa de Kobel. Pouco depois, La Roja abriu o placar. Após jogada pela direita, Yamal invadiu a área e cruzou na cabeça de Joselu, que não titubeou desta vez e testou firme. O goleiro chegou a espalmar, mas o árbitro confirmou que a bola ultrapassou a linha: 1 a 0.
O Suíça tentou responder de forma imediata e chegou a empatar o jogo na finalização Omeragic, mas o VAR entrou em ação e confirmou um toque de mão de Freuler na jogada, Nada feito. Agressivo, o time suíço se mandou com tudo para o ataque e acabou sofrendo com o contragolpe espanhol.
Nico Williams foi lançado pela esquerda, disparou em direção ao gol adversário e bateu cruzado. Kobel fez a defesa, mas Fabián Ruiz conferiu o rebote e ampliou a vantagem dos visitantes. Mesmo com grande prejuízo no marcador, a Suíça ainda encontrou um motivo para acreditar na reação.
Aos 24, Le Normand apelou para falta em Embolo, impediu um ataque promissor dos suíços e levou o cartão vermelho. Com um a mais, o time de Murat Yakin assumiu o controle das ações e descontou ainda antes do intervalo. Aos 42, após bola alçada pela direita, Amdouni aproveitou desvio na primeira trave e completou para as redes.
Espanha é cirúrgica com um a menos e goleia
Na volta para o segundo tempo, como era de se esperar, a Suíça adotou uma postura mais agressiva e chegou a empatar a partida logo no início novamente com Amdouni, mas o árbitro flagrou a saída de bola na cobrança de escanteio.
Com mais um gol anulado, o time da casa passou a sofrer com o nervosismo e a ansiedade pelo segundo gol e passou a dar espaços para a Espanha, que, mesmo com um jogador a menos, aproveitou para matar o jogo.
Aos 32, em rápido contra-ataque, Ferrán Torres foi lançado por Raya, disparou pelo lado direito, levantou a cabeça e cruzou rasteiro, na medida, para Fabían Ruíz, que se projetou na área e, de primeira, mandou para o fundo das redes.
O terceiro gol espanhol foi como um banho de água fria para os suíços, que voltaram a falhar na defesa e viram a Fúria matar o jogo. Aos 35, após um lançamento espetacular de Joselu, Ferrán Torres disparou pela direita, invadiu a área e tocou na saída do goleiro, fechando a goleada: 4 a 1.