Nesta quinta-feira (26), dois jogos abriram a segunda noite da rodada de rombo da Liga Europa. Dentro e fora de lar, o nepotismo foi confirmado por Fenerbahçe e Rangers, que cumpriram o seu papel e iniciaram a competição com pé recta.
Na Turquia, o time de José Mourinho passou trabalho diante do Union St. Gilloise. O time belga não se intimidou com a pressão da torcida turca e começou a partida impondo o ritmo e criando as melhores jogadas.
Sem encontrar um caminho para desafogar, o Fenerbahçe precisou da colaboração da sua resguardo, também no ataque. Aos 26, Rodrigo Becão brigou pelo elevado e desviou para Söyüncü estufar as redes.
A vantagem deu comodidade para os turcos controlarem o restante da partida. Sem voltar a tolerar a mesma pressão, o Fenerbahçe esperou o Gilloise no campo de resguardo e aproveitou as saídas em velocidade para definir o placar. Com um a mais, aos 37, Osayi-Samuel recebeu pela direita, bateu cruzado e, no rebote, Burgess mandou contra a própria meta.
Apesar do jogo controlado, Osayi-Samuel se transformou de herói em vilão em poucos instantes. O lateral nigeriano recebeu dois cartões amarelos em três minutos, foi expulso e ainda ofereceu um pênalti para os Union St. Gilloise. Na cobrança, Ivanovic parou no goleiro justador, mas, na cobrança de escanteio, Sykes descontou para os belgas.
O time visitante ainda tentou ensaiar uma reação, mas o Fenerbahçe segurou o placar sem percorrer riscos. Embora os sustos no primórdio e no término, José Mourinho arrancou com vitória na Liga Europa.
Rangers define cedo o seu compromisso
Dissemelhante dos turcos, o Rangers confirmou sua vitória sem doses extras de emoção. O time escocês visitou o Malmo, na Suécia, e começou a erigir seu triunfo muito cedo.
Com 50 segundos, Cyriel Dessers disparou pela direita, driblou o goleiro e acertou a trave. Mas, no rebote, Bajrami entrou completamente livre pelo meio e somente precisou empuxar a esfera na meta vazia.
O gol cedo abriu o caminho para uma vitória confortável do Rangers, fora de lar. Com totalidade controle da partida, o time de Philippe Clement ainda aproveitou a reta final para liquidar a estreia com três pontos. Aos 30, Ross McCausland, que havia concluído de entrar, mandou nas redes e fechou a vitória em 2 a 10.