Se a noite de estreia da Liga Europa foi marcada por vitórias dos visitantes, o complemento da primeira rodada foi de tranquilidade para os mandantes. O inglês Tottenham, o holandês Ajax e o gálico Lyon puxaram a fileira dos clubes que fizeram bonito diante de seu torcedores.
Em Londres, o resultado positivo veio com recta a tropeço no início. Com Dragusin expulso desde os sete do primeiro tempo, o Spurs escalou uma serra rapidamente com um jogador a menos contra o Qarabag, do Azerbaijão, e abriu o placar com Brennan Johnson.
Na sequência, coube ao time de Ange Postecoglou se postar na resguardo e fechar muito os espaços. Ainda houve espaço para o segundo gol, marcado por Pape Sarr, aos sete, e o terceiro com Solanke, aos 23. Vitória imponente do Tottenham: 3 a 0.
Tranquilidade e triunfo para os anfitriões
Se houve sofrimento na Inglaterra, a tranquilidade foi a tônica em Amsterdã. Dominante desde o silvo inicial, o Ajax fez bonito e não deu a menor chance para o turco Besiktas, goleando por 4 a 0. Os gols foram marcados por Fitz-Jim, Taylor e Gotds (2x).
Da Holanda para França, o Lyon foi um pouco menos dominante que o Ajax e só foi resolver a partida contra o Olympiacos no segundo tempo. Com gol de Cherki, aos 20, e outro de Benrahma, aos 26, os franceses venceram por 2 a 0.
Quem também fez bonito foi o Steua Bucaresti, que recebeu e atropelou Rigas por 4 a 1; e o Braga, que buscou uma viradela no extinguir das luzes contra o israelense Maccabi Tel Aviv: 2 a 1.
As “exceções à regra” nesta quinta-feira foram a Roma, que saiu na frente na Itália, mas cedeu a paridade para o Athletic Bilbao (1 a 1), e o Eintracht Frankfurt, que, em solo germânico, protagonizou um empate eletrizante com o Viktoria Plzen: 3 a 3.