Os quatro clubes que irão subir para a segunda subdivisão em 2025 podem ser conhecidos já neste final de semana na penúltima rodada da segunda período da Série C. São quatro ‘finais’ para as oito equipes que ainda estão na disputa em que um resultado negativo pode simbolizar o final de todo o sonho da temporada.
Volta Redonda x Botafogo-PB
No sábado, a primeira partida será entre Volta Redonda e Botafogo da Paraíba, no Rio de Janeiro. O Voltaço, com 6 pontos, pode prometer sua vaga se vencer e relatar com uma vitória do Remo no outro jogo do Grupo A. Do outro lado, o Belo decepciona nesta período e conquistou unicamente 2 pontos depois de liderar a período de pontos corridos com 12 vitórias em 19 jogos.
Pela segunda período, as equipes já se enfrentaram na Paraíba e o jogo acabou com um morno empate em 0 a 0. O Volta Redonda não disputa a Série B desde 1998, enquanto o Botafogo-PB tenta um retorno depois de disputar pela última vez em 1989.
Remo x São Bernardo
O outro jogo do Grupo A será entre Remo e São Bernardo, com o clima de final ainda maior. No domingo, o time paraense, com 6 pontos, jogará em mansão e estará classificado para a Série B se vencer e relatar com uma rota do Botafogo-PB para o Volta Redonda. Já a equipe paulista, que soma 4 pontos, precisa vencer para depender unicamente de si na última rodada.
Pela segunda período, as equipes já se enfrentaram em um entusiasmado empate em 2 a 2, com recta a empate do São Bernardo na reta final. O time paulista nunca disputou a segunda subdivisão em sua história e teve porquê melhor campanha na Série C um quinto lugar no ano pretérito. Já o Remo esteve na Série B 22 vezes, sendo a última em 2021.
Ypiranga x Athletic
Pelo Grupo B, no sábado, o Ypiranga vai receber o Athletic em duelo de duas equipes que cresceram no contextura vernáculo nos últimos anos. O time mineiro tem 7 pontos e com uma vitória encaminha sua vaga na Série B. Se vencer e o Londrina perder ou empatar com a Ferroviária, também se garante. Já o clube gaúcho é o lanterna com 3 pontos e precisa vencer desesperadamente.
Pela segunda período, as equipes também ficaram no empate em 0 a 0 no duelo disputado em Minas Gerais. Com 115 anos de história, o Athletic disputou competições nacionais somente no ano pretérito, quando estreou na Despensa do Brasil e Série D. Será um feito histórico chegar na segunda subdivisão brasileira pela primeira vez. No ano do seu centenário, o Ypiranga também tenta sua primeira participação na Série B.
Londrina x Ferroviária
O outro jogo do Grupo B é entre Londrina e Ferroviária, no domingo, com o cenário bastante parecido. O time paulista soma 7 pontos na tábua e estará na Série B se vencer seu confronto, independente do resultado de Athletic e Ypiranga. Já o Londrina, com 4 pontos, precisa lucrar para se manter vivo na última rodada.
Pela segunda período, as equipes fizeram um duelo de cinco gols em São Paulo, com a Ferroviária vencendo por 3 a 2 depois de permanecer duas vezes detrás do placar. Poderoso no futebol feminina, a Locomotiva tenta voltar à Série B no masculino posteriormente última participação em 1995. Já o Londrina é frequentador assíduo da segunda subdivisão, com 24 participações, um título (1980). Foi rebaixado no ano pretérito.
Ainda segue?
O cenário mais provável é que nem todas as vagas para a Série B sejam confirmadas neste final de semana. Com isso, as equipes ainda irão se preparar por mais uma semana para no dia 5 de outubro realizar os jogos derradeiros de maneira simultânea. Os duelos serão São Bernardo x Volta Redonda e Botafogo-PB x Remo pelo Grupo A. No Grupo B se enfrentam Athletic x Londrina e Ferroviária x Ypiranga.
Depois da definição dos dois melhores colocados de cada grupos e as vagas na próxima Série B, as equipes ainda irão se enfrentar em semifinal e final para definir o grande vencedor.