O Liverpool até levou um susto do West Ham durante o primeiro tempo, mas reagiu de forma rápida e buscou a classificação com uma goleada em Anfield. Pela terceira temporada da Despensa da Liga, os Reds venceram os Hammers por 5 a 1 e começaram a resguardo do título com o pé recta.
Atual vencedor da Carabao Cup, o Liverpool espera sorteio para saber seu próximo opoente. Além do time de Arne Slot, o Arsenal também carimbou a classificação com goleada nesta quarta-feira (25).
Liverpool reage rápido
O Liverpool começou com a posse de globo em Anfield, mas demorou para mostrar sincronia no ataque formado por Chiesa, Gakpo, Diogo Jota e Darwin Núñez. Apesar das trocas de passes, o setor ofensivo dos Reds apresentou vagar na troca de passes e facilitou a marcação adversária.
O West Ham deixou a globo com os donos da moradia e optou pelas saídas em velocidade, chegando poucas vezes ao ataque, porém com maior nitidez. Aos 17, Summerville recebeu contra-ataque pela direita, entrou costurando pela esquerda e a globo sobrou para Danny Ings mandar nas redes, mas em posição irregular, anulando o gol.
Além das chegadas perigosas, as tentativas dos Hammers também garantiram boas tentativas na globo paragem. Em uma delas, o time de Londres aproveitou uma trapalhada da resguardo mandante para penetrar o placar. Aos 21, a globo ficou viva na pequena dimensão, Gomez tentou distanciar e chutou em cima de Quansah, mandando a globo contra a própria meta.
Apesar da desvantagem, o Liverpool acordou na partida e rapidamente deu uma resposta na mesma moeda. Unicamente três minutos depois, Gakpo recebeu lançamento pela esquerda, levantou na dimensão e Chiesa engatilhou um voleio. O arremate mascado ficou à laia para Diogo Jota desviar de cabeça, deixando tudo igual.
A reação imediata devolveu a partida aos Reds que passaram a ter mais crédito e trocar passes, acelerando as ações. Logo depois o empate, Chiesa tramou boa jogada pela direita, que chegou para Gakpo emendar cruzado, tirando tinta da trave e quase revertendo o placar antes do pausa.
Jota vira e Salah líquida
A viradela, que poderia ter vindo no primeiro tempo, demorou pouco tempo para ser concretizada na lanço final. O Liverpool segurou o mesmo ritmo e continuou explorando as iniciativas pelas pontas, carregando para o meio, para reprimir os Hammers.
Aos três minutos, Gakpo iniciou novidade trama pela canhota e soltou em Jones, que descolou passe na medida para Diogo Jota. Com a dimensão livre, o atacante português disparou cruzado e colocou os Reds na frente.
Sem outra opção, Lopetegui precisou penetrar mão da cautela e deixou o time mais ofensivo com substituições. Entre elas, a ingresso de Lucas Paquetá ajudou a dar mais volume ofensivo ao West Ham e ensaiar uma pressão. Em duas boas tentativas, Kelleher salvou o Liverpool do empate, mas na melhor chance, com o goleiro derribado, Danny Ings tropeçou sozinho na pequena dimensão e não conseguiu empuxar para as redes.
Com o desenvolvimento dos visitantes, Arne Slot também promoveu mudanças, colocando Salah e Mac Allister em campo. Com terreno para explorar, o egípcio aproveitou seus minutos em campo para liquidar a classificação. Aos 30, o atacante começou a jogada pela direita e entrou na dimensão para pegar o rebote de Fabianski, estufando as redes.
A situação que já era complicada para o West Ham ficou ainda pior com a expulsão de Edson Álvarez deixando a equipe com um a menos na reta final. Com o placar definido, o Liverpool foi detrás da goleada e contou com a pontaria calibrada do seu ataque.
Aos 44, Gakpo tabelou com Darwin, levou para o meio e soltou uma pancada, sem chances para o goleiro. Ainda nos acréscimos, sobrou tempo para o holandês testar novamente de longe e mandar no quina oposto de Fabianski, fechando de vez a goleada.